quinta-feira, 12 de novembro de 2015

IPAs

O blog parou, mas voltou. Nesse período, o Tupi ganhou título nacional e também subiu pra serie B. Muitos butecos abriram, outros tantos fecharam. O concurso de butecos chegou e firmou-se em JF. E as cervas? Subiram de preço! rs Mas não é só isso. Surgiram vários novos rótulos de artesanais, fruto de importação, entrada no mercado de novos produtores e diversificação de portfólio das grandes cervejarias. Estamos no lucro!
Eu, particularmente, gosto mesmo é de beber cerveja com amigos ou assistindo um futebol em casa. Pra mesa de buteco, a trinca Brahma/Skol/Antarctica basta. É verdade que achamos Heineken com facilidade, mas tem sempre um bundão que diz que ela "amarga"!
E falaremos sobre o amargor, portanto.
Heineken salva, Stella, um pouco, embora ache que essas garrafinhas de 275ml parecem mais bebida pra playboy. Tem litrão, mas é raro ter buteco com #StellaLitrão.
Tô meio enjoado de beber artesanal muito complexa e com corpo denso demais, carregadas em malte ou outras misturas. Isso é coisa de "sommelier", que harmoniza "carne de caça grelhada" com cerveja trapista. Véi, na boa! Alguem come carne de caça por aí? Ou tem o hábito de sair à noite de espigarda em punho pra caçar capivara na beira do rio? Olha lá João do Joaninho!!!!
Então, na busca por uma amargor nível jiló, pra espantar ainda mais aquele amigo bundão que não gosta de Heineken, entrei na fase das IPAs.
Indian Pale Ale, um tipo de cerveja carregada no lúpulo. Dizem que os ingleses adicionaram mais lúpulo pra cerveja durar mais, devido as demoradas viagens a India. As cervas tradicionais estragavam pelo caminho, e as IPAs, mais lupuladas e alcoolicas, duravam toda a viagem, voilà!
Amargor! Sim, são amargas e com bastante aroma "herbal", mas agradável. Procurando por um "drinkability", estou provando algumas. Austria Imperium, 3 Lobos Pele Vermelha e ainda a Therezópolis Jade. Juntei a elas uma Summer Ale e uma Imperador, ambas da Krug, pois prometiam amargor na descrição dos rótulos.
Todas compradas em mercados tradicionais, nada de Empórios Cervejeiros. Aliás, vi uma BrewDog IPA, long neck, por 35 pilas! Tão de sacanagem, mais caro que Whisky escocês, vade retro!
Resumão de tudo, porque esse blog não tem frescura: no visual, são acobreadas. Bem carbonatadas, tem creme persistente (salvo a 3 Lobos Pele Vermelha, mais perene). No paladar, o amargor estava lá, com seu final seco e pungente. Aroma herbal proveniente do lúpulo. A Summer Ale segue o padrão, mas a Imperador ficou uma bosta depois de tomar as outras. A Austria Imperium foi a mais bonita e agradável, mas é uma double IPA, bem alcóolica. Todas densas, maltadas, não dá pre tomar litros e litros, como eu queria...
Segue a procura por um amargor no estilo Heineken, com mais IBU, e que seja bebível aos montes, sem ficar com a sensação de ter comido um hipopótamo depois. Talvez os chopps IPAs sejam uma solução!
Em tempo: Se ainda não inventaram, fica aqui minha dica pros mestres cervejeiros que misturam de tudo nas fórmulas de suas cervejas! Jiló!

Ouça depois de ler! Gramofocas, Bebe por Beber

Nenhum comentário:

Postar um comentário